domingo, 18 de agosto de 2019

Eu sou igreja, ou somos igreja?




            Tema muito discutido nos últimos dias. As pessoas às vezes se auto declararam igreja com um tom arrogante. Acredito que há um problema que nós devemos levar em consideração, o fato de algumas pessoas que por não gostarem de ir a igreja ou não tem tempo de ir para igreja, ou argumentam que não tem obrigação nem dever de confessar que aquele templo, aquela casa onde nós congregamos é a igreja, e de fato.

            Quando nós falamos que aquele templo ou aquela casa feita de madeira, de pedra e tijolos é a igreja... é pelo simples fato de ser o local de reuniões da igreja. É o local onde as pessoas se reúnem para "ser igreja", de forma que buscam ajudar uns nos outros e para fazer conhecer seu testemunho enquanto andam lá fora. As obras uns dos outros é importante para a edificação dos demais.

            Ficar se auto intitulando igreja pode ser um problema para si mesmo e para os que estão a nossa volta.

Está claro que somos, mas precisamos tomar cuidado com o orgulho, com a soberba e com o egoísmo, existe uma melhor forma de falar sobre ser igreja.

Tenho uma ideia melhor vejamos o que a biblia diz.

            Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28:19-20

            Aconselho as pessoas a usarem essa esta frase, "somos igreja".

Assim falando dessa forma a frase "somos igreja" elimina qualquer suspeita de egoísmo, ou de soberba, ou orgulho, coisas desse tipo.

            O proposito é que quem ouvir se sentirá fazendo parte do povo de Deus, parte da igreja. Ele é convidado ao convívio de um povo santo escolhido para adorar a Deus diante das nações pela fé e pelas obras.

            Então, para que possamos divulgar ao mundo que precisamos fazer parte de Cristo, não podemos apenas dizer "eu sou igreja", ou "você é igreja".
Somo parte do corpo de Cristo, membros, portanto "somos igreja".

            Confessar que somos parte da igreja torna-se muito mais correto, para que os nossos irmãos, amigos e familiares tomem consciência de que sendo parte do corpo de Cristo e não é apenas um titulo, mas uma missão, fazer discípulos. Ser semelhantes a Cristo.(Rm 8.29-30 e Hebreus 12: 1-2)

            Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e ao aperfeiçoamento mútuo. Romanos 14:19

            Veja bem, a problemática é que ao se intitular "eu sou igreja"  o tal
anula um pastoreado, anula a liderança de um rebanho que foi criada por Deus. Tanto no meio do seu povo como nos demais. Talvez não seja esta a intenção, achar que é igreja sozinho(a) e que não precisa de um líder, um mentor ou um conselheiro?

            O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.
Provérbios 12:15
            Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.
Provérbios 19:20-21

            Sempre precisaremos de um lider aqui na terra para nos orientar segundo a vontade de Deus. Tanto que precisamos orar para que este lider seja usado por Deus para nos edificar na sua palavra. Nos fazendo crescer no conhecimento da vontade de Deus. Ambos são carente de orientações.

            Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 2 Timóteo 3:16.

            Bom, talvez você pode dizer, tá exagerando... "somos mesmo igreja tenho que confessar que sou igreja, eu tenho que falar."
Imagino que por causa das mudanças que houve no conceito igreja, as pessoas resolveram ser igreja sem ter que fazer parte de um determinado grupo religioso.

            Quando dizemos "eu sou igreja" fazemos da igreja um
indivíduo com apenas um membro e isso não foi o que Jesus nos ensinou.


            Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos, e quem sai à guerra precisa de orientação. Provérbios 20:18

            Conclusão, "nós somos igreja"

            A todos os meus amigos, meus irmãos, meus colegas, aconselho a não usar esse termo "eu sou igreja" de forma isolada não é correto pelo fato de que nos tornamos a igreja quando nos reunimos e assim juntos formamos o corpo de Cristo. Procure um templo, uma igreja para testemunhar as obras do Senho na sua vida com outras pessoas, pois ser igreja implica viver com diferentes tipos de pessoas e juntos refletir a vontade de Deus, e fazer crescer o seu reino na terra.

            O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Atos 17:24

Fazemos parte dEle e devemos falar dessa maneira para que o mundo venha saber que o povo de Deus é unido e unidos em Cristo e por Cristo. Um só Deus, um só povo.

            Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
Mateus 18.20

            Precisamos resgatar o hábito e preservar um bom hábito.

            Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
Romanos 15:4

            Espero que tenha entendido meu texto pesquise e estude sobre o tema e oro a Deus para que minhas palavras lhe ajude de alguma maneira.
Que esse diálogo possa entrar no coração das pessoas e elas entendam que "somos igreja"  é muito mais Cristo e menos eu.

            Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36


Por Carlos Simplicio.
22 de fev de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário